top of page

Em nosso tempo...

     A cada ano, a Mostra de Cinema de Pitangui traz a tona discussões pertinentes ao universo da produção audiovisual contemporânea. A temática da primeira edição “O Velho e o Novo”, teve como objetivo criar um evento que trabalhasse não só a fruição cinematográfica, mas que também promovesse discussões sobre a importância da preservação e da ressignificação das imagens em movimento.

     Na edição de 2013, a Mostra de Cinema de Pitangui aborda uma temática focada no “Cinema Jovem”. “Jovem” no sentido de ser um cinema inventivo e ousado em relação a abordagem narrativa estética e também “jovem” no sentido de ser produzido por cineastas jovens, egressos de cursos de cinema, projetos sociais e autodidatas que criam obras instantâneas, urgentes e cheias de energia, que explicitam as questões existências dessa juventude contemporânea.

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." - Orson Welles

Naquele tempo...

 

O Cinema em Pitangui

 

    

     A qualidade da produção cinematográfica brasileira cresceu muito nos últimos anos e tem despertado interesse em todo o mundo, e é preciso tornar essa produção acessível a maior número de pessoas.

    

     A primeira noticia que temos do cinema em Pitangui ainda na época do cinematógrafo, de propriedade de José Maria Machado, funcionando no Edifício Liliza, foi através da crônica de autoria do senhor Nestor Vitelli, publicado no Jornal Velha Serrana edição do dia 01 de Março de 1914. Funcionou com diversas razões sociais: Cine Azevedo Júnior, Cine Rex, Cine Municipal, Cine Pitangui. Muitos também foram seus proprietários, José T. Machado, Lincoln Possidônio, João Carlos Batista, Manoel Vasconcelos & Cia Ltda., Getúlio , Pedro Xavier, Joaquim Dirceu Xavier e Jose Maria de Freitas a quem prestamos uma singela homenagem.

    

      Antes da sessões, aproveitavam também para fazer o "footing” do jardim até a casa do Esperidião Cecin. Neste trajeto muitos casais de Pitangui se conheceram, namoraram e casaram. O cinema era uma fábrica de ilusões, alimentava sonhos interferindo na vida dos Pitanguienses.

    

     E se você tem guardado as lembranças vividas dos tempos áureos do Cinema e do jardim, prestigie a 2ª MOSTRA DE CINEMA DE PITANGUI, de 20 a 24 de Março de 2013, na Praça Governador Benedito Valadares, onde funcionava nosso Cinema.

 

 

 

 

 

 

    

bottom of page